Ekaaty 4


Após um período de trabalho árduo, a equipe do Ekaaty Linux Desktop tem o prazer de anunciar à comunidade a quarta versão da distribuição, denominada Yanomami. Foram oito meses de pesquisas, migrações e correções de bugs no Ekaaty para chegar à atual estabilidade e eficiência. Nessa versão, grandes melhorias foram implementadas, como a adoção do ambiente gráfico KDE SC 4.3.4, atualização do Firefox para versão 3.6, suporte ao Thunderbird 3, BrOffice 3.1.1, entre outras.
Além disso, estamos inaugurando nosso sistema de suporte gratuito, com a finalidade de aproximar ainda mais os usuários finais da equipe de desenvolvedores. Com isso buscamos a satisfação dos nossos usuários, oferecendo mais um diferencial.
Com apenas 3 anos e meio de existência, a distribuição Ekaaty Linux tem conquistado seu espaço entre as principais distribuições nacionais de GNU/Linux, procurando sempre atender as necessidades específicas dos usuários brasileiros, com um sistema enxuto – menos espaço em disco e menos recursos da máquina – mas nem por isso deixando a desejar ao gosto dos mais exigentes usuários.

A distribuição, voltada sobretudo ao uso em desktops, disponibiliza aos seus usuários programas básicos necessários para o uso diário, pessoal ou profissional: editores de textos, planilhas, navegador Web, editor de imagem, mensageiro eletrônico e muito mais. E agora num ambiente de trabalho mais bonito e completo.
O que há de novo?
Muitas melhorias foram implementadas nesta versão, a começar pelo agente de configuração pós-instalação do Ekaaty: agora o Firstboot permite, além da costumeira configuração das contas de usuários do sistema, a possibilidade de configuração de autenticação de rede via Samba, Kerberos, LDAP e outros. Também é possível configurar os repositórios de softwares de acordo com suas necessidades já na primeira inicialização. A instalação de codecs de vídeo e áudio pode ser feita durante a escolha de pacotes da instalação. Com a distribuição instalada e configurada, outra boa notícia: a inicialização do sistema nunca esteve tão rápida. Em pouco mais de 20 segundos é possível ter o ambiente de trabalho carregado e totalmente funcional.

A distribuição adota nesta versão, em definitivo, o KDE 4 como ambiente gráfico principal. O tema padrão do Ekaaty, baseado no engine QT/GTK QtCurve, está mais polido e permite uma excelente integração dos aplicativos com o ambiente de trabalho, fornecendo uma aparência uniforme aos widgets de diferentes toolkits. Os modems 3G mais comuns agora são suportados e automaticamente reconhecidos ao serem conectados, e já é possível fazer o controle dos gastos com a conexão através do KPPP. Também foi aprimorada a camada de compatibilidade com os repositórios do Fedora e RPMFusion, provendo melhor controle sobre as atualizações e segurança ao sistema.
Ekaaty Educacional.

Com a nova versão, a inserção da distribuição em telecentros e ambientes educacionais, seja via palestras ou por meio de instalações, ganha mais força. O Ekaaty Educacional, um projeto específico voltado a esses ambientes e ao seus públicos-alvo, com o intuito de divulgar o software livre e a sua aplicação no âmbito acadêmico, possibilita aos usuários – neste caso professores e alunos – melhorias e inovações nas metodologias utilizadas no dia-a-dia da sala de aula. A versão disponível para esta finalidade, Ekaaty Acadêmico, é voltada a alunos de 5ª a 8ª série e para jovens que estejam cursando faculdades e cursos técnicos, capacitando-os a conhecer e trabalhar com ferramentas livres e preparando-os assim para o mercado de trabalho. Em breve será lançada a versão Infantil, a qual se dirige para crianças de 3 a 13 anos com acompanhamento pedagógico. A idéia é melhorar o conhecimento e aprendizado das crianças utilizando software livre.

< Yanomami Yanomami é uma das tribos indígenas mais primitivas da América do Sul e uma das que menos tiveram contato com o homem branco no Brasil. Até hoje eles mantêm vivos os seus costumes, língua e tradições e vivem como uma grande família sob um mesmo teto, formando uma união para o bem comum. Esse é o espírito que direciona o trabalho da equipe do Ekaaty Linux, uma distribuição feita por brasileiros. "Nossa motivação é trabalhar em prol dos usuários do Ekaaty, formando assim uma grande comunidade que se apoia mutuamente. Por isso, convidamos a todos a, junto conosco, participar do desenvolvimento e suporte das próximas versões, fortalecendo a ideologia inicial do projeto nessa 'Busca por União' (Ekaaty)", finaliza Cristiano Furtado, coordenador de Marketing do Ekaaty Linux.

Mais informações no link:

Notas da versão:

Detalhes:  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s